Espécies de madeira - Sucupira

NOME COMUM: Sucupira


NOME CIENTÍFICO: Bowdichia nitida

FAMÍLIA: Fabaceae

OUTROS NOMES COMUNS: Cutiúba, Macanaíba, Matanaíba, Sapupira, Sapupira-da-mata, Sebepira, Sepipira, Sicupira, Sucupira, Sucupira-amarela, Sucupira-da-mata, Sucupira-da-terra-firme, Sucupira-marreta, Sucupira-pele-de-sapo, Sucupira-preta, Sucupira-vermelha


Propriedades Gerais:
A colorarão do cerne após o corte, é marrom com tonalidade chocolate, tornando-se marrom escuro após a secagem e apresentando ainda, faixas estreitas de um marrom mais claro.

O borne é estreito, claramente diferenciado do cerne, e acizentado ou cinza-róseo. A madeira possui textura grossa, embora homogêneas, apresenta pouco desenho, alto brilho, e a grã varia de direita a ligeiramente entrecruzada.

O cheiro e o sabor são indistintos


Propriedades Físicas

Os valores de 7,4% para contracção tangencial, 4,5% para radial e 12,3% para volumétrica, não são excessivos para uma madeira com a densidade da sucupira. Embora a taxa relativa de contracção de 1,6 seja muito favorável, a madeira apresenta tendência a fendimento nas superfícies e extremidades a diversos tipos de empenos durante a secagem ao ar. Sucupira é classificada como madeira de rápida secagem em estufa e de secagem muito difícil ao ar.

Densidade madeira altamente densa, com 13% de humidade, seca tem 1.010 kg/m 3, verde tem 1.320 kg/m3, seca rapidamente ao forno ou ao ar livre.


Propriedades mecânicas
Flexão:
Resistência (fM):
Madeira verde: 147,6 MPa

Limite de proporcionalidade
Madeira verde: 65,5 MPa

Módulo de elasticidade
Madeira verde: 16060 MPa

Compressão paralela às fibras:
Resistência (fc0):
Madeira verde: 73,2 MPa
Madeira a 12% de humidade: 92,3 MPa

Compressão perpendicular às fibras:
Resistência (fc0):
Madeira verde: 9,9 MPa
Madeira a 12% de humidade: 15,9 MPa

Nota: Quaisquer valores apresentados são apenas uma base se referencia aproximada, uma vez que estes podem variar de árvore para árvore ou de amostra para amostra.


Propriedades de tecnológicas
A madeira é moderadamente difícil de ser trabalhada, apresenta bom comportamento em relação ao trabalho de serras, mas de difícil aplainamento pelo fato de possuir grão entrecruzado. Segundo alguns autores é fácil de ser torneada, tem elevada capacidade de retenção de parafusos e aceita satisfatoriamente verniz ou polimento, desde que seja primeiramente aplicada uma substância para enchimento de poros da madeira.

Preservação:
A Sucupira é uma espécie durável e resistente ao ataque de fungos e térmitas que atacam madeira seca. Segundo testes preliminares de preservação a madeira pode ser classificada como de fácil preservação.

Utilizações
Implementos agrícolas, carpintaria e construção (em geral), dormentes, soalhos, marcenaria e mobiliário, construção pesada, pontes e construções marítimas (acima de água) estacas e construções marítima (submersas), postes e pequenas estacas, ferramentas manuais, torneamento.

2 Comentários:

Anónimo disse...

Madeira muito boa para móveis. Tenho uma cama e uma cômoda feitas de macanaíba que já possuem mais de 20 anos e em ótimo estado ainda.
Será que essa madeira também serva para fabricação de madeira?

Anónimo disse...

Onde comprar