Laminação de Madeira

No passado, as lâminas de madeira natural utilizadas para revestimento de superfícies de madeira eram cortadas com serras mecânicas alternativas. Era um processo lento, de custo elevado e que não possibilitava obter o aproveitamento total da peça original pois perdia-se pelo menos o equivalente à espessura da serra.

Além do mais, as lâminas obtidas tinham espessura acima de 2mm o que resultava num baixo índice de aproveitamento (cerca de 200m2 de lâminas por m3 de madeira maciça).

Graças ao desenvolvimento tecnológico na área da mecânica e da eletro-eletrônica, aliado a um melhor conhecimento das essências disponíveis é hoje possível obter lâminas decorativas de madeira natural de 0,63mm a 0,7mm (1/40" a 1/36") de espessura.

Isso resulta num índice de aproveitamento de até 100% pois obtém-se até 1587m2 de lâminas de cada m3 de madeira maciça. Isso é possível graças a drástica eliminação das perdas e a pequena espessura das laminas obteníveis.


TIPOS DE LAMINAS
LAMINAS DE DESENROLO: São laminas utilizadas provalentemente no fabrico de contraplacados e têm espessura de 1 a 3mm. São obtidas por desenrolamento contínuo, isto é, o toro (maciço) é colocada entre as ponteiras de uma máquina semelhante a um torno e encosta-se nela uma faca comprida em posição tangencial. Faz-se a peça roliça girar de encontro à faca e a lâmina contínua é retirada à semelhança do desenrolar de uma bobina de papel.


LAMINAS FAQUEADAS: Estas laminas são exclusivamente utilizadas para revestimento de superfícies de madeira (contraplacados, aglomerados ou MDF) ou até paredes. O toro é dividido em sectores especiais tendo em vista a obtenção dos desenhos mais agradáveis. A peça selecionada, previamente mergulhada num banho de água quente é fixa por garras e levada de encontro à faca num movimento vertical. O avanço é automático e ajustável, permitindo obter laminas de 0,63 a 0,7mm (1/40" a 1/36"). A espessura é também determinada pela natureza da madeira. Assim, consegue-se laminas finas de madeiras como figueira, imbuia e amapá. Madeiras como a sucupira e o ipê dão laminas mais grossas.

DEFEITOS

FENDAS NAS BORDASLaminas de madeira de boa qualidade deverão estar com as bordas rectas, bem cortadas e isentas de fendas. As fendas poderão aparecer no processo de faqueamento ou, mais frequentemente, durante o manuseio. Laminas enroladas para transporte estarão mais sujeitas a apresentarem fendas nas bordas.

FENDAS NO TOPOSão fendas frequentes que poderão aparecer em função das variações de temperatura e humidade do ar ou devido a um manuseio descuidado. Normalmente a maioria das fendas até 25/30cm de extensão são aceitáveis e a lamina afectada será totalmente aproveitável. Fendas maiores deverão ser consideradas caso a caso em função do preço e do interesse que a peça despertar.

ONDULAÇÕESTodas as laminas de madeira natural podem apresentar ondulações de algum grau localizadas em toda a extensão da peça. São mais frequentes em laminas como as imbuias, amapá, marfim. Menos frequentes em laminas de figueira, sucupira, cedro e mogno. A ausência de ondulações valoriza a lamina pois facilita a sua aplicação. Laminas com ondulações acentuadas devem ser previamente submetidas à acção da prensa por 15 minutos após estarem levemente humedecidas (não molhadas!). Coloque a lâmina de madeira entre duas folhas de plástico de polietileno e leve à prensa.

FENDAS NA FACE
Este defeito inutiliza aquela região da lâmina onde estiver presente.

ESPESSURA DESIGUALA espessura das laminas de madeira deve ser uniforme em toda a extensão. A região de menor espessura poderá ser inutilizada pois a cola vai afetar a face oposta e também por não permitir uma lixagem adequada. Além do mais, a acção da prensa poderá não surtir efeito nessa área.

MANCHASLaminas de madeira que, em algum momento, tenham sido expostas à humidade poderão apresentar manchas provocadas por fungos. Essas laminas devem ser descartadas. A acção da luz solar directa ou a presença de luminosidade intensa ou por período prolongado afectará irreversivelmente a área da lamina atingida.

FUROSLaminas obtidas de madeiras com nós, apresentarão furos em algum grau ou extensão. Dada a beleza dessas lâminas, os furos devem ser adequadamente calafetados ou evitados, racionalizando o uso da lâmina, aproveitando a parte íntegra e uniforme.

MANUSEIO

Ao retirar uma lamina de uma pilha não puxe-a. Retire primeiro as de cima.

As laminas são frágeis. Não tente dobrá-las nem curvá-las excessivamente.

Não tente lixar laminas de madeira sem antes colá-las numa superfície rígida.

Ao deslocar uma ou mais laminas, caso esteja sozinho, junte as extremidades e segure-as para o alto com ambas as mãos.

Não despreze os retalhos.
ARMAZENAMENTO
Mantenha as laminas numa posição horizontal, ao abrigo total da luz e longe da humidade. O ambiente deve ser seco, fresco, não abafado e longe do pó. Cubra totalmente as laminas de madeira com um plástico preto.

1 Comentário:

Regina Pingo disse...

Olá
Alguém sabe me dizer onde posso comprar lâminas de madeira em pequenos pedaços, tipo 80x80cm no máximo? É para encadernação artística. Obrigada